top of page

A IMPORTÂNCIA DO CONTATO VISUAL COM A PLATEIA

Hoje, você irá aprender algumas razões pelas quais deve manter contato visual com a plateia.




Primeiramente, OLHE PARA A PLATEIA. Isso parece uma coisa óbvia e até simplória, mas é extremamente importante, pois é uma forma poderosa de você VALORIZAR OS OUVINTES. Olha que dica bem legal!! Na cultura ocidental, olhar nos olhos das pessoas é algo que repassa credibilidade. Não olhar ou desviar o olhar enquanto se fala não é percebido de forma positiva pelas pessoas. Faça um teste você mesmo. Procure falar com alguém que não mantenha contato visual. No mínimo, no mínimo, você ficará desconfortável com a pessoa, podendo interromper a conversa ou perder o interesse devido ao comportamento dela. Dessa forma, ao olhar para a plateia, esta se sentirá prestigiada e você obterá, como contrapartida, a atenção dos ouvintes à sua apresentação.


A segunda razão pela qual você deve olhar para a plateia é OBSERVAR AS REAÇÕES DOS OUVINTES E AGIR. Se você não olhar para os ouvintes, como poderá saber se estão ou não gostando do que você está falando? Se você não olhar para a plateia, como poderá fazer algo quando perceber que os ouvintes estão desinteressados? A única maneira é olhar. Não há outra saída. Agindo assim, você poderá sentir o feedback de como sua apresentação está sendo recebida pelas pessoas, e você avaliará com precisão se estão gostando ou não da abordagem do assunto.


A terceira razão pela qual você deve olhar para a plateia é para DEMONSTRAR TRANQUILIDADE e SEGURANÇA. Ao focar as pessoas da plateia, você demonstrará que estará tranquilo, à vontade diante do público. Mesmo que não esteja tranquilo, olhe assim mesmo. Essa atitude é muito positiva para o orador. Outra vantagem é que o olhar fixo repassa segurança nas informações transmitidas, contribuindo relevantemente para você obter a credibilidade dos ouvintes em relação ao que você fala.


A dica final é: PROCURE ALTERNAR O OLHAR enquanto fala ao auditório. Em determinado momento, olhe para o lado esquerdo, depois para o lado direito; em seguida, olhe para a parte central da plateia; após, olhe para as pessoas que estão ao fundo do recinto e, também, para aquelas que estarão bem à sua frente. A regra é sempre ALTERNAR O OLHAR para os diversos pontos do auditório, contemplando, dessa forma, as pessoas que estão lhe assistindo. Essas foram as dicas para você sobre a importância do contato VISUAL com a plateia em apresentações em público.


Grande abraço e fique sempre com Deus!

bottom of page