top of page

COMO ALIVIAR A ANSIEDADE E O NERVOSISMO AO FALAR EM PÚBLICO?


Hoje, você vai aprender duas maneiras muito simples, mas que deixarão você bem tranquilo quando for falar em público e aliviar o nervosismo e a ansiedade.


Um dos grandes desafios ao falar em público é justamente manter a tranquilidade. E não é por menos. Falar em público é uma das situações que mais causam medo nas pessoas! Nessas circunstâncias, a dose de adrenalina sobe bastante no organismo, em razão de nos sentirmos, inconscientemente, ameaçados por diversas razões, tais como o receio de ser avaliado negativamente pelo público, o medo de dar o "branco", entre outros motivos.


Mesmo que você já possua experiência em falar em público, haverá sempre uma dose de adrenalina, embora pequena, para temperar os momentos iniciais da apresentação. Para os que estão iniciando na arte de falar em público, esses momentos podem até ser horripilantes! Porém, mesmo para quem está começando é possível se tranquilizar diante do público.


Também é importante dizer que o medo irá sempre existir, contudo, o que você tem que fazer é controlá-lo adequadamente e até usar toda essa energia poderosa para falar com mais entusiasmo e brilho diante das pessoas!


Outra questão importante é que você deverá conhecer bem o assunto sobre o qual irá falar, bem como ensaiar diversas vezes a sua apresentação. Isso já garante um desempenho bem melhor diante da plateia. Mas, mesmo assim, há pessoas que ainda ficam muito nervosas e ansiosas quando irão se apresentar diante de pessoas. Então, como você pode superar o nervosismo e a ansiedade no início das apresentações?


A primeira maneira bem simples: a respiração profunda. Nos momentos de adrenalina em alta, você respira mais rapidamente. Você já percebeu isso? Contudo, quando você está tranquilo, você respira de maneira lenta, tal como está respirando agora. Perceba sua respiração! Está sentindo sua maneira de respirar? Certamente ela está bem lenta. É assim que você fica quando está bem tranquilo e essa é a forma que você deverá adotar diante do público.


A ideia dessa técnica é a substituição da respiração acelerada, peculiar nos momentos iniciais da apresentação, pela mais profunda e lenta, que consiste em inspirar o ar pelo nariz e expirá-lo pela boca por diversas vezes. Repita essa maneira de respirar nos momentos que antecedem a sua apresentação, sempre olhando para as pessoas da plateia, de modo a se acostumar a olhá-las, só parando quando se sentir mais tranquilo.


A segunda maneira bem eficaz de reduzir o efeito da adrenalina é fazer alguma atividade física. Quando você, por exemplo, pula ou bate palmas, antes do momento da apresentação e até mesmo durante a apresentação, o excesso de adrenalina é metabolizado pelo organismo e, com isso, você se sentirá mais tranquilo para falar. No meu caso, em algumas apresentações uso músicas que fazem o corpo balançar e isso é uma excelente atividade física para aliviar e me deixar mais leve diante das pessoas!


Essas duas técnicas irão repercutir positivamente na apresentação, atenuando o nervosismo e a ansiedade que permeiam os momentos iniciais diante do público e podem e devem ser utilizadas em conjunto para garantir o melhor resultado possível para você!


Grande abraço e fique sempre com Deus!

Opmerkingen


bottom of page