top of page

ASSUMA DE VEZ A RESPONSABILIDADE E FALE EM PÚBLICO COM SUCESSO!


Como estão seus resultados ao falar em público? São os esperados por você? Você já tem a consciência de que você merece esses resultados? Você até conhece algumas técnicas para falar em público, mas seus resultados não mudam?


No artigo de hoje, quero que você reflita sobre uma grande verdade. Se você deseja ser um excelente orador e ainda não o é, quem é o grande responsável por isso? Só existe um único responsável por isso e é você!


A tarefa de se tornar um excelente orador, ou seja, uma pessoa que se expressa muito bem diante das pessoas, depende exclusivamente de você! Não depende de outras pessoas! Muitas vezes queremos responsabilizar as pessoas por nossos resultados ruins, mas quando trazemos para nós a responsabilidade dos nossos resultados, é um passo muito importante para a mudança que começa em nós.


Há uma frase atribuída a Plutarco, historiador grego, que diz: “A perseverança tudo vence e pode mais que a força”. Então, a receita é persistir, focar com intensidade e consistência, com toda a energia naquilo que você deseja alcançar. Só pare quando atingir o que deseja. Jamais antes. Se você deseja, realmente, se tornar um excelente orador e ainda não concretizou esse objetivo, continue persistindo e alcançará!


Agora quero fazer a você algumas perguntas. Como são seus pensamentos, sentimentos e comportamentos em relação às suas apresentações em público? Você é daqueles que julga que falar em público é difícil e até mesmo uma situação terrível? Se você pensar dessa forma, com toda a certeza, a experiência das apresentações em público será algo que você evitará a todo o custo.


Veja bem: essa atitude aproximará você do seu sonho de se tornar um grande orador? Você já parou para pensar se você mantém uma comunicação negativa, aliada aos seus pensamentos, os quais criarão sentimentos ruins e uma realidade assustadora para os momentos que tiver que falar em público?


Novamente pergunto: quem é o responsável por criar a comunicação, os pensamentos e os sentimentos? Advinha quem é? Acertou em cheio. Seus resultados são decorrentes de seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Se você mantém um ciclo positivo desses elementos, com certeza obterá resultados bem diferentes. O contrário, contudo, também é verdadeiro. Portanto, atente-se para o que está comunicando (em palavras e na linguagem corporal), no que está pensando e sentindo.


Agora pondere se, esse conjunto, ajuda você no alcance dos seus objetivos e, especificamente, ajuda empoderar você em suas apresentações em público ou não? Se não ajuda, então, assuma de uma vez por todas a direção desse aspecto da sua vida! Não ponha a responsabilidade do seu desenvolvimento nas mãos de outras pessoas! Nesse sentido, vou destacar alguns pontos cruciais!


Primeiramente, procure observar a sua comunicação. Quando falo comunicação me refiro ao seu aspecto geral, ou seja, verbal e não verbal. Por exemplo, sua postura é de uma pessoa confiante, determinada, segura de si? Por sua vez, sua comunicação verbal é limitante ou possibilitadora? Você costuma repetir frases do tipo: “Ah! Eu não consigo falar diante de pessoas, fico muito nervoso!”. O que você acha? Essa é a comunicação de uma pessoa que realmente deseja vencer? Que almeja se tornar um excelente orador? Claro que não!


Outro ponto é o seu pensamento. A Física Quântica nos ensina que o nosso pensamento cria a nossa realidade. Isso parece algo difícil de acreditar. Mas pense bem agora. Nas vezes em que você precisou se apresentar em público, que tipo de pensamento havia em sua cabeça antes da apresentação? Se você se preparou e sua apresentação não foi um sucesso, com certeza você estava alimentando bons pensamentos?


Mais um detalhe para sua reflexão. O que você fala para si mesmo, em pensamento, são palavras fortalecedoras? O que você ouve, sente e vê, traz fortalecimento ou enfraquecimento para você?


Napoleon Hill, em sua obra "A Lei do Triunfo, um dos livros que mais influenciaram líderes e empreendedores em todo o mundo, há um poema que diz:


“Se pensa que é um derrotado, você será um derrotado. Se não pensar: ‘quero a todo o custo’, não conseguirá nada. Mesmo que você queira vencer, se pensa que não vai conseguir, a vitória não sorrirá para você”.


Por isso, na próxima vez que for falar em público, prepare-se com as melhores técnicas possíveis, mas vá também com o pensamento de que sua apresentação será um verdadeiro sucesso!


Por fim, vou falar um pouco sobre o sentimento, influenciado por seus pensamentos. Quando estamos com sentimentos negativos nosso desempenho não é um dos melhores. Assim, procure estar bem antes de falar em público e, caso não se encontre assim, mantenha sua postura corporal de como se estivesse, porque esta criará a química positiva e necessária para aquele fim, uma vez que a mudança em nosso corpo mudar repentinamente nossa maneira de pensar e sentir.


A mudança na sua fisiologia, ou seja, na sua postura, na maneira de respirar, no seu tom de voz, por exemplo, afetará sua forma de pensar e sentir e auxiliará bastante no momento de você falar diante das pessoas.


Resumindo: assuma agora a responsabilidade sobre sua vida! Mude sua comunicação verbal e não verbal e seus pensamentos mudarão. Mude seus pensamentos e seus sentimentos mudarão. Mude seus sentimentos e seus comportamentos mudarão. Mude seus comportamentos e seus resultados mudarão! Acredite, o poder da mudança está dentro de você!


Grande abraço e fique sempre com Deus!

Comments


bottom of page