top of page

COMO DIVIDIR O ASSUNTO DA APRESENTAÇÃO EM PARTES, VOCÊ SABE?


Talvez você já saiba definir o assunto da apresentação. Contudo, um dos grandes desafios para aqueles que se apresentam em público, muitas vezes é estabelecer as partes em que o assunto será dividido.


No artigo de hoje, você aprenderá três formas interessantes de como poderá construir as partes da sua apresentação, após a definição do assunto que será tratado por você. Para isso vamos usar três Métodos: Cronológico, Topográfico e Solução de Problemas ou da Refutação.


MÉTODO CRONOLÓGICO – Nesse método, a divisão do assunto que você definiu para sua apresentação será realizada com o uso da divisão no tempo, especificamente dos seguintes termos: ANTES – DURANTE e DEPOIS. Vou exemplificar com uma apresentação tratando do terrível desastre na barragem de Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro de 2019, que causou muitas mortes e destruição do meio ambiente.


Vamos supor que o assunto tenha por título: “A EXPLORAÇÃO DO MINÉRIO EM BRUMADINHO: RIQUEZA OU DESTRUIÇÃO?” Utilizando o Método Cronológico, esse título poderá abrigar a seguinte divisão:


1ª Parte - Brumadinho, antes do desastre;


2ª Parte - Brumadinho, durante o desastre;


3ª Parte - Brumadinho, após o desastre.


Como você percebeu, esse tipo de divisão do assunto é bem simples de ser elaborada. Fica a dica para suas futuras apresentações.


MÉTODO TOPOGRÁFICO – É baseado no espaço a ser dividido ou ampliado. Se você perceber bem, qualquer objeto é passível de divisão. Imagine que você quisesse falar sobre o mesmo tema citado anteriormente, você poderia dividi-lo da seguinte maneira usando o Método Topográfico:


1ª Parte: “A repercussão do desastre em Brumadinho”;


2ª Parte: “A repercussão do desastre em Minas Gerais”; e


3ª Parte: “A repercussão do desastre no Brasil”.


Como você constatou, também não é difícil estabelecer a divisão do assunto usando o método citado.


MÉTODO DA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS OU DA REFUTAÇÃO – No uso desse método, após definir o assunto que você abordará, o passo seguinte e encontrar possíveis problemas em seu contexto e as respectivas soluções que comporão as partes do assunto central.


Novamente, vou exemplificar com o mesmo tema de Brumadinho, ou seja, “A EXPLORAÇÃO DO MINÉRIO EM BRUMADINHO: RIQUEZA OU DESTRUIÇÃO?” Esse título poderá abrigar a seguinte divisão:


1ª Parte – “INTENSIFICAÇÃO DA FISCALIZAÇÃO DAS BARRAGENS” – destacando o problema da fiscalização e elencando as possíveis soluções;


2ª Parte – “A REVITALIZAÇÃO DAS ÁREAS DESTRUÍDAS” – salientando o problema de como revitalizar as áreas destruídas e o impacto para o meio ambiente e as possíveis soluções, e


3ª Parte – “A RECONSTRUÇÃO DA VIDA DE QUEM PERDEU TUDO" – enfatizando o problema dos sobreviventes que perderam tudo que tinham no desastre e os meios para ressarcimento desses prejuízos para a reconstrução de suas vidas”.


Esse é um exemplo de divisão do assunto com o uso do Método da Solução de Problemas ou da Refutação que também recomendou que você o utilize.


Caso você tenha oportunidades de falar em público, sugiro alternar a maneira de divisão das partes, o que contribuirá para tornar um orador mais eclético nesse aspecto da comunicação.


Como você observou, a divisão foi realizada em três partes nos três métodos. E essa é uma recomendação importante. Sempre que possível, e na maior parte das vezes é divido o assunto principal no máximo em três ou quatro partes. Para saber mais sobre a divisão em três partes, assista ao vídeo "Você Usa a 'Regra de Deus' na Comunicação?" no meu canal no YouTube.


Lembre-se de que, tecnicamente, essa medida facilitará o entendimento dos ouvintes que poderão acompanhar o seu raciocínio, inclusive com maior possibilidade de lembrar, mais facilmente, a divisão das partes.


Agora, você tem em mãos três estratégias de como dividir o assunto da sua exposição, diversificando as formas de como poderá segmentá-lo em suas apresentações! O passo seguinte é agir e colocar tudo isso em prática!


Grande abraço e fique sempre com Deus!

Comentários


bottom of page