top of page

COMO FALAR COM AUTOCONFIANÇA?


Hoje, vou compartilhar com você mais uma técnica da PNL que consiste no uso da fisiologia positiva e seus reflexos eficazes nas apresentações em público.


Inicialmente, quero perguntar para você: quais as características que você considera importantes para ser um excelente orador? Será que você considera importante: a segurança, a autoconfiança, a simpatia, a humildade, o carisma do orador? Certamente você considera que ser autoconfiante é uma das principais características dos grandes oradores.


Diversos fatores nos trazem a autoconfiança diante do público, tais como o conhecimento do assunto que será exposto, ensaios prévios da apresentação, o autoconhecimento, a prática e a experiência para falar em público, são alguns exemplos e são extremamente importantes para o orador.


Mas se você não atentar para sua fisiologia enquanto fala, sua performance durante a apresentação e, consequentemente, seus resultados poderão ser afetados. Assim, algo que lhe trará bastante autoconfiança para falar em público é a maneira como você mantém sua fisiologia, o conjunto formado pela sua postura, seus padrões de respiração, sua tensão muscular e sua tonalidade, a maneira como você fala.


O poder da fisiologia é tão imenso e extraordinário que, se você mudá-la, automaticamente mudará as suas representações internas, ou seja, o que você pensa, ouve ou diz para si mesmo nos seus pensamentos em dado momento.


Por isso, é recomendável manter uma fisiologia positiva nas apresentações em público, que, na prática, traduz-se em uma postura ereta, respiração não acelerada, uso mais dinâmico da voz e musculatura do corpo relaxada.


Não há como estar em uma fisiologia positiva e ter pensamentos negativos e vice-versa. Experimente, por exemplo, manter uma postura ereta e fazer a posição do “V” da Vitória com seus braços, e fique por alguns minutos na posição. Você perceberá não haver como você se concentrar em algo negativo ou numa situação negativa. Portanto, mude a forma de posicionar seu corpo e seus resultados mudarão.


Além disso, a fisiologia positiva mudará também o seu estado, que representa a soma dos seus pensamentos, sentimentos, emoções e energia física e mental em determinado momento (ROBBINS, 2017). Por sua vez, o estado influenciará na mudança do seu comportamento. Tudo isso simplesmente porque você alterou a sua fisiologia.


Por essa razão, manter uma fisiologia positiva contribuirá para garantir resultados surpreendentes na comunicação em público. Inclusive, uma das técnicas para relaxar diante do público é simplesmente respirar lenta e profundamente várias vezes antes das apresentações.


Portanto, ao falar diante do público mantenha sempre uma fisiologia positiva, posicionando-se com a postura ereta, falando com energia e entusiasmo, respirando de maneira lenta, olhar firme e equilibrado (nem muito para cima e nem muito para baixo), sendo alguns dos requisitos para você obter a confiança, simplesmente com o auxílio poderoso e gratuito do seu próprio corpo.


Como você percebeu, por meio da fisiologia mudamos rapidamente nosso estado. Assim, se você estiver triste, normalmente ficará de ombros caídos e olhar para baixo. Porém, quando está alegre sua postura muda drasticamente. Sua postura automaticamente ficará ereta e você passará a olhar mais para frente do que para baixo.


Você poderá fazer também esse teste em sua casa. Experimente ficar triste, mantendo uma postura ereta e olhando para cima. Permaneça por alguns instantes nessa postura. Com certeza, mesmo insistindo em pensamento, você não ficará triste, porque seu corpo está na posição de quem, normalmente, está alegre, e essa postura corporal é que irá prevalecer. A química que o seu cérebro produzirá será sempre positiva e isso é possível graças à sua fisiologia positiva.


Agindo dessa forma, mudando para uma fisiologia positiva, você se sentirá mais autoconfiante diante do público. Só não se esqueça de dominar bem o assunto da sua exposição. Transpire autoconfiança, mas sempre com conteúdo impactante que leve transformação à vida das pessoas!


Grande abraço e fique sempre com Deus!

Comments


bottom of page