top of page

COMO LER EM PÚBLICO?


Talvez em algum momento você já tenha se perguntado: como ler em público? Com certeza você já presenciou algum tipo de cerimônia na qual as pessoas discursavam, como, por exemplo, em formaturas. Nesses momentos, grande parte dos oradores se restringe a ler o que está escrito e manter pouco contato visual com a audiência, com as pessoas que estão lhe assistindo.


Outros leem o discurso como se fosse uma receita de bolo ou uma bula de remédio, ou seja, de maneira desinteressante e totalmente desprovida de emoção. Esses são apenas alguns exemplos da falta de técnica na leitura em público.


No artigo de hoje, vou ensinar para você três técnicas necessárias que lhe ajudarão a discursar de maneira mais adequada e, com certeza, trarão melhores resultados para sua apresentação. Vamos lá?


A PRIMEIRA DICA: OLHE PARA OS OUVINTES – Como disse antes, a maioria das pessoas olha bastante ou até exclusivamente para o texto do discurso e se esquece de manter contato visual com a plateia. O contato visual é uma maneira de você prender a atenção das pessoas e, também, de perceber como sua mensagem está sendo recebida pelos ouvintes. Mas quais seriam os momentos mais adequados para olhar a plateia?


Na realidade, você deverá olhar em dois momentos importantes da sua fala: nas pausas prolongadas e nos finais de frase. E ao olhar para plateia, procure alternar a direção do seu olhar: em um momento fale para as pessoas que estarão à sua frente; em outro momento, fale olhando para as que estarão à sua esquerda e depois àquelas que estarão à sua direita. Tenha apenas o cuidado de marcar o texto com o dedo de modo a não se perder na leitura enquanto olha para as pessoas.


A SEGUNDA DICA: FAÇA MARCAÇÕES NO TEXTO DO DISCURSO – Essas marcações servirão para lembrar você de fazer, por exemplo, as pausas expressivas ou para destacar palavras com as quais você deseja chamar a atenção do público. Os sinais que você utilizará para representar as pausas e as ênfases ficam a seu critério, contanto que lhe ajude nesses momentos importantes da apresentação.


A TERCEIRA DICA: NUMERE AS PÁGINAS DO SEU DISCURSO – Isso é muito importante para que você não se perca na sequência do discurso que irá proferir. Numere na parte superior de cada folha de forma bem visível, evitando qualquer possibilidade de algo sair errado em sua apresentação.


A QUARTA DICA: PROCURE LER SEU DISCURSO COM A EMOÇÃO ADEQUADA - Procure ler seu discurso com entusiasmo, pronunciando bem as palavras, e com emoção adequada, buscando sempre o sentimento do texto. Agindo dessa forma, suas palavras ganharão um brilho extraordinário e chamarão mais a atenção dos ouvintes, tendo mais chances de ser bem lembrado por eles.


A QUINTA DICA: PRATIQUE SEU DISCURSO - Não se esqueça de treinar por diversas vezes e com antecedência o seu discurso, pelo menos de cinco a seis vezes. Lembre-se de que, quanto mais ensaiar, mais fácil o discurso se tornará. O ensaio prévio é muito importante, uma vez que contribuirá para que você seja mais natural e tenha mais desenvoltura no momento da exposição.


Essas foram algumas dicas para você ler bem em público. Espero que você as coloque em prática na sua próxima oportunidade!


Grande abraço e fique sempre com Deus!

Kommentare


bottom of page