top of page

COMO ORGANIZAR A FALA DE MANEIRA SIMPLES E PODEROSA?

Hoje, você irá aprender uma maneira bem

simples, mas muito poderosa de organizar sua apresentação. Inclusive, ela poderá ser utilizada com grande resultado para momentos nos quais é necessário rapidamente resumir e apresentar um assunto diante de uma plateia. Você está preparado? Vamos lá!


Essa dica eu costumo dar nos meus cursos de oratória, pois nessas ocasiões os alunos estarão em contato com muitas informações. Assim, sempre em cada tópico, faço um resumo do que é necessário atentar diante do conteúdo repassado.


Primeiramente, é importante salientar a necessidade de organizar a sua fala de maneira lógica, ou seja, com início, meio e fim. A estrutura da fala em uma apresentação em público poderá seguir, de maneira semelhante, à mesma estrutura de uma redação, com introdução, desenvolvimento e conclusão.


É importante ressaltar, tecnicamente falando, acerca de outros elementos que podem ser utilizados para estruturar uma apresentação, que normalmente segue a seguinte ordem: INTRODUÇÃO, PREPARAÇÃO, ASSUNTO CENTRAL e CONCLUSÃO. Por sua vez, cada um desses elementos é composto por subelementos que tornam a apresentação mais eficiente, lógica e persuasiva.


Contudo, iremos seguir uma estrutura para organizar de maneira fácil e lógica sua apresentação e que traz um efeito extraordinário, em razão de sua simplicidade de organização. Essa estrutura se divide em três etapas:


PRIMEIRA ETAPA: DIGA O QUE IRÁ FALAR - Depois que você cumprimentar os ouvintes, faça um resumo do assunto que abordará em uma ou duas frases. Por exemplo, diga: "Hoje, nós iremos estudar os três principais motivos do medo de falar em público". Essa parte seria a equivalente à introdução na redação.


SEGUNDA ETAPA: FALE - Após fazer o resumo do que irá falar, comece a abordagem do assunto. Essa parte seria equivalente à parte do desenvolvimento da redação. Nesse momento, você irá se aprofundar no tema que escolheu para sua apresentação.


TERCEIRA ETAPA: FALE O QUE FALOU - Encerrada a etapa anterior, faça um resumo, em uma ou duas frases, do assunto que você apresentou. Por exemplo, diga: "Hoje, nós estudamos os três principais motivos do medo de falar em público". Em seguida, você faz o encerramento de sua apresentação, despedindo-se do público.


Esse esquema em três etapas é fácil de ser lembrado e facilita o entendimento dos ouvintes sobre o assunto da sua apresentação. Também poderá ser aplicado em momentos nos quais você deverá fazer uma apresentação rápida, contudo, bem organizada do ponto de vista da lógica, ou seja, com início, meio e fim.


Grande abraço e fique sempre com Deus!


Comments


bottom of page