top of page

COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO?


Muitos de nós temos dificuldades para preparar e selecionar o assunto que será explanado em uma apresentação em público. Às vezes, surgem inúmeros temas que podem ser abordados, mas você poderá ficar indeciso em relação ao que seria o mais adequado para a ocasião. Neste artigo, vou apresentar algumas estratégias sobre como solucionar esse problema.


DEFINA O PERFIL DA PLATEIA – O primeiro passo na escolha do assunto a ser apresentado é buscar informações sobre o perfil da plateia. Quais são as características das pessoas que estarão na sua apresentação? Qual o nível intelectual delas? Qual o nível social dessas pessoas? Qual a faixa etária predominante? Qual a formação profissional?


Essas são algumas das perguntas que você terá que responder para traçar o perfil da plateia. Caso tenha sido convidado, procure de antemão verificar essas informações com a pessoa que lhe convidou de modo a obter o perfil mais aproximado da plateia.


IDENTIFIQUE O ASSUNTO A SER ABORDADO – Com base no perfil da plateia, defina o assunto que será apresentado. Na realidade, você pode até possuir um assunto definido previamente, contudo, este deverá ser devidamente adaptado ao perfil da plateia. Se não tiver escolhido o assunto, procure falar sobre algo que você domina e gosta de falar. Assim, a tendência é falar com mais entusiasmo e emoção.


Em todo o caso, tendo ou não o assunto definido, este deverá atender às necessidades da sua audiência, o que lhe garantirá mais chances de obter sucesso. Nessa fase, você fará perguntas tais como: O quanto as pessoas conhecem o assunto da sua abordagem? O conhecimento que têm é superficial ou profundo sobre o tema? Qual a melhor maneira de abordagem do assunto? Quais são as possíveis crenças da plateia sobre o assunto que você abordará? Quais são os seus valores? Entre outras perguntas.


DEFINA O SEU OBJETIVO COM A APRESENTAÇÃO – Qual a sua finalidade com a exposição do assunto? É transmitir conhecimento? É autopromoção? O que você pretende com a abordagem do assunto?


A definição do objetivo é importante para você ter aquela sensação de dever cumprido. É o indicador por meio do qual você terá condições de saber se atingiu ou não o que queria. Como saberá se atingiu ou não o seu objetivo se não definir antecipadamente o que pretende com a apresentação? Então, defina seu objetivo!


FAÇA LEVANTAMENTO DAS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ATINGIR O SEU OBJETIVO – E não apenas o seu objetivo, mas os objetivos da plateia também. Um dos requisitos para chamar a atenção das pessoas desde o início é dizer o que elas ganharão com a sua apresentação. Ninguém gosta de perder tempo à toa. As pessoas precisam saber por que valerá a pena assistir a sua apresentação.


Assim, pergunte a si mesmo: quais seriam as vantagens e os benefícios para os ouvintes? Por que vale a pena assistir à sua apresentação? Como você poderá ajudar os ouvintes por meio daquilo que irá transmitir?


Atento a isso, nessa fase você levantará as informações, os dados, os fatos que darão base à sua explanação. É o desenvolvimento do assunto em si, a terceira e mais relevante parte de uma apresentação. Mas fique atento para definir o seu objetivo e, principalmente, se ele foi alcançado.


FAÇA A CONCLUSÃO E A INTRODUÇÃO DA APRESENTAÇÃO – O que você colocará no início e fim da apresentação? Muitas pessoas julgam que a elaboração de uma apresentação em público se inicia com a introdução, mas como você viu até aqui, a maneira como você iniciará e finalizará dependerá do assunto que será exposto, que por sua vez, dependerá do perfil da plateia.


Você apenas saberá a melhor estratégia para iniciar ou finalizar a apresentação depois que o assunto central, a parte central da exposição, o conteúdo a ser abordado, estiver estruturado.


Lembrando que tanto a introdução quanto a conclusão devem manter correlação com o assunto central da sua apresentação. Não é recomendável que sejam desconexas ou simplesmente para preencher o tempo da exposição. Caso faça isso, poderá comprometer a sua imagem de orador. Assim, embora haja um pouco de trabalho, procure fazer as coisas como devem ser feitas e você colherá melhores resultados em suas apresentações em público!


Grande abraço e fique sempre com Deus!

Kommentarer


bottom of page