top of page

COMO TORNAR SUA COMUNICAÇÃO MAIS HARMÔNICA?


Hoje, vou trazer algumas considerações sobre como você poderá tornar sua comunicação mais harmônica e, como consequência, mais eficiente, eficaz e efetiva.


O processo de comunicação é canalizado de três maneiras: VERBAL, por meio das palavras em você diz; VOCAL, por meio da maneira como você diz essas palavras; e VISUAL, mediante a maneira como as pessoas lhe percebem visualmente quando você fala.


Como você deve ter lido ou visto em algum dos meus artigos, ou vídeos, fazem parte da comunicação visual o contato visual, as expressões faciais, os gestos, a aparência, a movimentação e a postura. Todos esses elementos são observados pela plateia enquanto você fala, pelo menos ao nível inconsciente.


Agora, perceba bem a maneira como pronunciei no vídeo deste artigo, falando sem ser muito vibrante, sem vida, a frase: “Este lugar é grande”. O que você notou no vídeo? Será que o conteúdo verbal estava em harmonia com os aspectos vocal e visual da minha comunicação? Da forma que eu falei, será que você entenderia que o lugar é realmente grande? A parte visual da minha comunicação realmente expressa a grandeza do tamanho do lugar? Com certeza, não há harmonia, pois os aspectos verbal, vocal e visual da maneira como eu comuniquei estão conflitantes.


Às vezes nos comportamos dessa forma diante do público e mesmo no cotidiano das nossas interações com as pessoas. Por exemplo, imagine que eu seja convidado para falar em público e abro o evento da seguinte maneira, falando com a expressão facial de tristeza: “Bom dia a todos! Hoje, eu estou muito contente de estar aqui! Realmente, eu estou muito contente!” Será que eu demonstrei, de fato, todo esse contentamento? Minha voz e a minha expressão facial demonstraram meu contentamento? Claro que não, pois estavam em desarmonia!


Porém, mudaria totalmente de figura se eu falasse na segunda vez de forma adequada, com expressão de alegria no rosto e com voz vívida, dizendo: “Bom dia a todos! Hoje, eu estou muito contente de estar aqui! Realmente, eu estou muito contente!”


Você perceberia a diferença entre as duas maneiras de se comunicar na prática? Sem sombra de dúvidas, a segunda é muito mais efetiva!


Nossa comunicação encontra o equilíbrio entre as três formas quando ela é harmônica, portanto, mais efetiva. Nesse sentido, quando você diz a frase: “Este lugar é muito grande”. Para que o conjunto da sua comunicação seja harmônico e coerente com o que você fala (aspecto verbal), é necessário que a maneira de pronunciar as palavras, principalmente a palavra “grande”, demonstre por meio da sua voz (aspecto vocal), que o lugar é realmente grande. Nesse caso, você poderá aumentar um pouco o volume da sua voz, destacando a referida palavra das outras na frase.


Contudo, resta buscar harmonia no aspecto visual. Assim, ao pronunciar a palavra “grande”, você pode demonstrá-lo por meio da expressão facial (arregalando um pouco os olhos e expressando sua surpresa com o tamanho do lugar) e fazendo gestos um pouco mais amplos com as mãos que também ressaltam, visualmente, o tamanho do lugar.


Como você deve ter observado, quando nossa comunicação se torna mais harmônica, o conteúdo verbal ganha mais peso, mais consistência, mais significado e, por consequência, mais poder. Portanto, é importante você buscar harmonia na sua comunicação, não apenas ao falar em público, mas também e, principalmente, no seu dia a dia, porque assim você estará treinando todos os dias, o que reforçará a naturalidade desse aspecto da sua comunicação nos momentos em que for se apresentar em público.


A busca da harmonia é um procedimento que se assemelha bastante à interpretação de um cantor. Assim como o orador, e essa dica é extremamente importante, ele precisa dizer o que sente e sentir o que diz. Quanto mais ele for expressivo na maneira como diz as palavras e como faz gestos, expressões faciais, por exemplo, mais harmonia e coerência trará para os três aspectos da comunicação.


Grande abraço e fique sempre com Deus!

Comments


bottom of page