top of page

COMO VENCER O “BRANCO”?

Você alguma vez esqueceu o que iria falar?


Esse lapso na memória é muito conhecido como "branco". Quem nunca teve "branco" em algum momento de sua vida? Com certeza, muitos de nós já o tivemos. Mas como podemos nos sair bem nessas situações? Hoje, você aprenderá aprender algumas estratégias para enfrentar de maneira eficiente o "branco".


Primeiramente, é interessante saber que ele está associado ao acúmulo de ideias. Perceba às vezes em que você teve o “branco”. No momento em que você tentou buscar em sua mente a informação, simplesmente ela não apareceu. Depois de alguns momentos, quando você está mais tranquilo, a informação aflora de maneira clara e surpreendente. Mas aí, não adianta mais, pois o momento já passou. Hoje, você vai aprender como se sair bem nessas ocasiões.


Primeira dica: NÃO SE DESESPERE - O desespero só irá piorar a situação e talvez até desestabilizar você emocionalmente; desesperado, não se consegue bom resultado, pois não é uma boa opção. Assim, quando em uma apresentação você for surpreendido pelo famoso esquecimento, procure ficar tranquilo.


Segunda dica: NÃO REVELE O "BRANCO" E NEM INDIQUE QUE ELE OCORREU - A razão é simples: grande parte das pessoas associa o "branco" com a falta de preparo. Assim, não seria uma boa estratégia demonstrar seu despreparo para a plateia. Além disso, a única pessoa que sabe que deu o "branco" foi você, salvo se você falar para as pessoas.


Terceira dica: REPITA AS ÚLTIMAS PALAVRAS COMO SE ESTIVESSE DANDO ÊNFASE - Nesse caso, você poderá repetir as últimas palavras falando-as com mais volume de voz ou pau...sa...da...men...te. A repetição das palavras, principalmente de maneira lenta, ou seja, sílaba por sílaba, fará com que o pensamento se reorganize e você tenha mais tempo para que a ideia venha à mente.


Quarta dica: DIGA: "NA REALIDADE, O QUE EU GOSTARIA DE DIZER ERA..." - Se a dica anterior não deu certo, use essa nova estratégia. Ao falar essa expressão, o cérebro terá mais tempo para se reorganizar e o assunto poderá fluir e ser explicado sob um novo ângulo, com outras palavras. Da mesma maneira indicada na dica anterior, procure também falar essa expressão o mais pausadamente possível, porque o tempo gasto em pronunciá-la fará com que o pensamento se reorganize e você lembrará do que iria falar. Mas se essa dica também não funcionar e esse for um dia muito azarado? Não se desespere! Use a ...


Quinta dica: DIGA: "MAIS ADIANTE, VOLTAREI A ESTE ASSUNTO". Após pronunciar essa frase, passe imediatamente ao assunto seguinte. Depois, em outro momento da apresentação, quando estiver mais calmo, certamente você se lembrará da informação. Ninguém perceberá que houve algum "branco" e nem mesmo que você está usando esta estratégia. Essas foram as dicas para vencer o "branco". Espero que elas tenham ajudado você.


Grande abraço e fique sempre com Deus!

Comments


bottom of page