top of page

NÃO ACOMPANHE A MULTIDÃO: SEJA UM ESPECIALISTA!


Vou começar o artigo de hoje falando de um trecho da Bíblia, registrado em 2 Timóteo 2:15, que diz: “Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.


Essa passagem é muito instigante porque estimula a busca do conhecimento e, no caso específico, conhecimento acerca de Deus. Nesse sentido, se alguém deseja falar da mensagem de Deus às pessoas, o texto recomenda e convida a alcançar um novo nível, de modo a se tornar aprovado diante dEle.


Com certeza, se esse é um dos seus propósitos de vida, você deverá, não apenas ler, mas estudar com profundidade o que a Bíblia ensina. Sendo aplicado na leitura, pesquisa e estudos, você obterá mais conhecimentos e segurança na hora de expor e até para exercer a defesa da sua fé, quando necessário.


Em termos de conhecimento, você poderá ser tornar uma autoridade na Bíblia e alcançar esse objetivo depende exclusivamente de você. Ao falar sobre esse tema, as pessoas notarão que você domina o assunto com conhecimento suficiente para expor, sem nenhuma vergonha ou dúvida, suas ideias com respaldo no Livro Sagrado.


No sentido mais amplo, se você deseja ser referência em determinado assunto ou área profissional, deverá não apenas conhecer o assunto, contudo deverá deixar bem claro para as pessoas que seu trabalho é fruto de sua experiência, de suas atividades, de seus estudos e pesquisas. Em outras palavras, o tema corre, passeia, explode, literalmente na sua veia!


Agora uma pergunta. Com o conhecimento que você possui hoje no assunto que você deseja expor ou até na sua atividade profissional, será que você seria aprovado por você mesmo e pelas pessoas?


Se você deseja realmente fazer a diferença, seja um especialista no assunto que você irá falar ou da área de sua atividade profissional, procurando conhecê-los com maior profundidade do que os demais profissionais do mercado.


Quanto mais aprender e aplicar o conhecimento, maior será a distância entre você e os demais profissionais da sua área. Por exemplo, se você é um advogado da área do Direito Administrativo, procure, de fato, ser referência para os demais. Se você é apenas um estudante de um colégio ou um universitário, dedique-se para ficar entre os melhores. Isso fará muita diferença mais tarde na sua vida.


No campo da oratória, sendo um especialista, as pessoas terão maior disposição para ouvir você! Além disso, você obterá mais credibilidade e se sentirá com mais segurança ao abordar o assunto. É evidente que ninguém conhece tudo, mesmo sendo especialista, mas procure conhecer sempre mais que a média das pessoas. Não fique no meio na multidão! Não seja mais "um na multidão"!


Jamais caia na tentação de ser superficial! Esse é o caminho mais fácil e o mais escolhido pela maioria das pessoas! Seja um profissional de ponta no tema da sua abordagem ou da sua atividade profissional e torne-se uma autoridade sobre ele! Se possível, procure saber mais do que os especialistas!


Outra dica. Nas suas apresentações em público sempre saiba mais do que vai falar. Assim, se for falar por duas horas, tenha assunto para falar por mais duas horas seguidas. Se a apresentação tiver duração de oito horas, tenha assunto suficiente para falar em oito horas. Isso só é possível se você tiver realmente dedicação, disciplina e determinação em buscar o conhecimento e ser um especialista na sua área de atuação.


Da mesma forma, prepare-se com antecedência para sua apresentação, nunca deixe para se preparar em cima da hora, pois essa conduta poderá gerar um estado de estresse bem elevado e comprometer a sua apresentação pelo desgaste emocional que ela proporcionará.


Então, se sua apresentação é daqui a uma semana, prepare-se com uma semana de antecedência. Se for daqui a um mês, prepare-se com um mês de antecedência e assim por diante. Quanto mais se preparar, melhor será sua desenvoltura, naturalidade e mais segurança irá sentir diante das pessoas.


Outra dica muito importante: procurar aproveitar as oportunidades para aprender. Eu tenho um hábito que trouxe excelentes resultados para mim. Quando tenho que ficar esperando para ser atendido em filas de bancos, em consultórios médicos ou outros locais, levo sempre um livro comigo, normalmente relacionado à área de comunicação e coaching. Assim, fico lendo até ser atendido e nem percebo o tempo passar. A espera pelo atendimento não me desgasta emocionalmente e ainda aproveito o tempo para aprender.


Mais uma dica legal. Use o tempo em que estiver dirigindo para aprender. Quanto tempo você gasta ao dirigir seu carro? O que faz nesses momentos? Que tal ouvir áudios de livros ou artigos da sua área de atuação? É claro que isso deve ser feito com responsabilidade e com extrema atenção, afinal de contas você estará na direção de um veículo. Mas é uma maneira bem legal de otimizar o tempo.


Por fim, procure não apenas saber, mas demonstrar o seu conhecimento. Isso se dá quando falamos com profundidade. Porém, o primeiro passo é obter o conhecimento para, então, demonstrá-lo, mas sempre de maneira sutil e nunca de forma prepotente.


Mas se você já se sente preparado, o que fazer? Não pare, continue se preparando, porque há sempre algo para se aprender, seja qual for a sua área de atuação. E assim, você será bem aprovado e não terá com o que se envergonhar, simplesmente porque maneja bem a palavra! Que essa palavra seja, preferencialmente, da verdade!


Grande abraço e fique sempre com Deus!

Comments


bottom of page