top of page

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA SER UM EXCELENTE ORADOR?


No artigo de hoje, vou traçar algumas considerações sobre ser um orador de ponta, um excelente orador, de modo a conduzir reuniões, proferir palestras, discursos e capitanear outros eventos diante de qualquer público!


Inicialmente, é importante ressaltar que, embora haja algumas pessoas com talento para se expressar bem em público, qualquer pessoa poderá ser tornar um excelente orador! Mesmo que você se considere o pior dos oradores da face da Terra, ou quem sabe até da nossa galáxia! E quem salientou isso foi Cícero, considerado o maior orador romano da antiguidade, quando disse: "O poeta nasce feito; o orador, se faz". Isso implica dizer que o orador pode ser construído, e essa é uma excelente notícia para você!


Primeiro, porque a construção depende exclusivamente de você! Seu crescimento será de sua responsabilidade. Assim, você poderá se preparar por meio da participação em cursos, leitura de livros, da prática constante do conhecimento obtido em oratória, além de outros meios necessários para fortalecer o seu desenvolvimento visando à construção do orador excelente.


Segundo, porque a velocidade da transformação de um orador comum para um orador excelente dependerá de você! Não dependerá de mais ninguém! Quanto mais você se empenhar em se tornar um orador reconhecido, mais rápido você chegará ao lugar que tanto almeja! É importante frisar que o desejo de se preparar deverá ser maior que o seu desejo de vencer. Bons resultados se conseguem mediante a boa preparação. Não existe outro meio que não seja esse.


Assim, se você realmente deseja ser um excelente orador, deverá estar disposto a trilhar essa caminhada com disciplina e determinação, que terá alguns grandes desafios pela frente, mas que será gratificante pelos resultados que você alcançará em sua vida pessoal e profissional.


Agora, a pergunta que faço é: o que você está esperando para se tornar essa pessoa reconhecida e admirada por todos? O que impede você de se tornar um orador de ponta, um orador de destaque, reconhecido pelas brilhantes apresentações em público? Sinceramente, será que você tem apenas desejo de ser um orador renomado, mas não se dedica em se preparar adequadamente para atingir tal fim? Será que você está esperando as oportunidades passarem para, então, se preparar? Deixo essas ponderações para você refletir!


Grande abraço e fique sempre com Deus!

Comments


bottom of page