top of page

O SEGREDO DOS GESTOS NA COMUNICAÇÃO



Hoje, você aprenderá algumas dicas sobre os gestos na comunicação. Usamos os gestos para nos comunicar. Eles servem para complementar nossa comunicação verbal. Às vezes, o gesto pode falar muito mais que as palavras!


Segundo uma pesquisa americana realizada com crianças cegas, observou-se que estas gesticulavam ao descrever objetos, mesmo ao falar com outras crianças cegas. Assim, considerando que eram crianças cegas, concluiu-se que nascemos com a propensão a mexer as mãos enquanto falamos e que os gestos estão intimamente ligados à nossa maneira de comunicar e expressar.


A PRIMEIRA DICA a ser dada é que os gestos devem ser naturais na comunicação. As mãos são as principais ferramentas para fazer gestos, responsáveis pela maior parte deles. Podemos gesticular usando apenas uma das mãos ou também as duas simultaneamente. Muitas pessoas ficam intrigadas a respeito do que fazer com as mãos enquanto falam em público. A resposta é bem simples: deixe suas mãos livres e elas saberão o que fazer. Busque sempre ser o mais natural possível. Contudo, só tenha um pouco de cuidado! Não é interessante dar muita liberdade, porque suas mãos podem fazer posições viciadas ou até mesmo obscenas! Por isso, é bom estar atento ao que você está fazendo com as mãos quando estiver falando em público.


A SEGUNDA DICA importante é sobre a região mais apropriada para realizar os gestos. Para seus gestos ficarem mais harmoniosos e esteticamente mais bonitos, concentre a gesticulação na região que fica entre a linha da cintura e a altura dos ombros. Evite gesticular levando sua mão à frente do rosto, pois isso poderá comprometer sua comunicação realizada por meio das expressões faciais. Além disso, é deselegante!


A TERCEIRA DICA é em relação à posição neutra ou de apoio, sendo a posição que você usa enquanto não estiver fazendo gestos. Assim, você pode segurar as mãos, apoiando-as uma sobre a outra ou deixá-las descansando ao lado do corpo. O importante, contudo, é que você varie a posição de apoio. Em um momento segure as mãos; em outro, posicione ao lado do corpo e assim por diante. Isso evitará a artificialidade no gestual, caso você repetisse sempre a mesma posição de apoio.


A DICA FINAL é: evite os extremos. Não gesticule em demasia, pois seus gestos poderão chamar mais atenção do que a sua mensagem. Por outro lado, evite a ausência de gestos, haja vista que deixará de lado, negligenciando, portanto, um poderoso elemento da comunicação! E lembre-se: priorize sempre a naturalidade dos gestos, o qual é o grande segredo da gesticulação, e sempre observando as dicas aqui comentadas!


Essas foram as dicas sobre a gesticulação. Espero que você já as utilize em suas apresentações em público!


Grande abraço e fique sempre com Deus!

Comments


bottom of page