top of page

POR QUE VOCÊ DEVE FALAR BEM EM PÚBLICO?


Você sabe algumas razões fundamentais pelas quais se deve falar bem em público? Não sei se é o seu caso, mas há pessoas que não sentem essa necessidade. Elas têm o direito delas de pensar assim. Contudo, quais os benefícios de uma comunicação de qualidade no campo pessoal e profissional?


Primeiramente, é importante dizer que falar em público é um dos grandes desafios para qualquer pessoa, principalmente porque esse é considerado um dos maiores medos do ser humano. Em decorrência dessa razão, grande parte das pessoas evita oportunidades para falar diante de outras, com diversos receios, tais como medo de esquecer alguma informação importante, de ser avaliado de forma negativa, ser rejeitado, não organizar as ideias de maneira adequada, não controlar o nervosismo, de se sentir ridículas, entre outras dezenas de justificativas plausíveis ou não.


Outro ponto saliente é que falar em público exige dedicação e preparo do orador e conhecimento do assunto que será apresentado e isso é um preço que a maioria das pessoas não quer pagar. Grande parte das pessoas quer o sucesso na comunicação em público e falar bem como se fosse um passe de mágica. Mas o preço da dedicação, do esforço, da disciplina e determinação constantes não é considerado, e poucos estão dispostos a pagá-lo. Como consequência, aqueles que, verdadeiramente, pagam esse preço, têm o sucesso diante do público!


A primeira razão por que você deve falar bem em público é que, em determinado momento, você vai acabar se destacando no meio profissional ou social em que você estiver inserido. É apenas uma questão de tempo! E claro, isso repercute no seu lado pessoal, com aquisição de mais confiança, autoestima e segurança ao falar diante das pessoas, trazendo sentimentos de realização pessoal e profissional.


Além disso, quando você se expressa bem, com certeza, não ficará no anonimato, exceto se você queira. Em algum momento, as pessoas irão perceber esse poder cativante em você. A tendência de quem se expressa bem, portanto, é brilhar. É está nos holofotes, diante das câmeras e colhendo os frutos dessa escolha!


Uma coisa interessante a destacar. Se você deseja realizar algum trabalho onde precisa ser filmado, mas ainda não se sente à vontade diante das câmeras, comece a se desafiar a partir de agora, porque caso você fique evitando, em algum momento poderá ficar diante delas e isso poderá trazer resultados não muito agradáveis para você e, quem sabe, comprometer sensivelmente sua carreira profissional ou mesmo a sua vida pessoal.


A segunda razão relevante é que falar bem em público agrega, além do conhecimento que se obtém na caminhada, também valores financeiros a você. Quando você se expressa bem diante das pessoas, caso queira e dependendo da sua dedicação, você poderá ser um profissional mais requisitado no seu ambiente de trabalho, por exemplo, para conduzir reuniões, apresentações de pessoas, produtos e serviços, entre outros eventos nos quais falar em público é um diferencial, uma competência, uma habilidade extraordinária de conquista das pessoas.


Ao se expressar bem diante delas, você poderá até desenvolver uma carreira de palestrante profissional. Poderá ser um excelente instrutor de cursos, entre outras possibilidades profissionais. Se você perceber bem, em sua empresa ou em qualquer outra instituição, observará que as pessoas mais destacáveis são as que sabem se comunicar bem e não, necessariamente, aquelas que detêm conhecimento técnico, apesar de este ser importante no crescimento profissional de qualquer pessoa.


Com certeza, você conhece alguns exemplos no local onde trabalha. Geralmente, o conhecimento técnico ajuda no início da carreira, porém, à medida que você for alcançando novos degraus no seu ambiente de trabalho, será mais demandado pela sua comunicação do que pelo conhecimento técnico. Pense nisso!


Agora pergunto: você está se destacando e conseguindo resultados desejados na sua comunicação em público atualmente? O que você tem feito para se destacar no seu ambiente profissional e social? Sinceramente, o que está impedindo você de se destacar? Quantas oportunidades você já perdeu na vida por não saber falar em público?


Certamente falando bem diante das pessoas, o leque de possibilidades em sua vida será bem maior!


Grande abraço e fique sempre com Deus!

Comments


bottom of page