top of page

POR QUE VOCÊ DEVERÁ ENSAIAR A APRESENTAÇÃO?


No artigo de hoje, você irá aprender algumas razões pelas quais você deve ensaiar, com antecedência, a sua apresentação em público. Importa destacar que esse ensaio é a verbalização do conteúdo a ser apresentado e não apenas repassá-lo mentalmente.


Proferir sua apresentação tal como será realizada ajuda em diversos fatores, principalmente no resultado da apresentação. A primeira razão pela qual você deverá ensaiar a apresentação é que, por meio do ensaio, você obterá a definição mais precisa do que irá fazer ou não parte dela.


Costumo dizer que uma apresentação tem três fases distintas. A primeira é a sua elaboração, em que você, por estudo e pesquisas, incluirá o assunto a ser abordado. A segunda é justamente o ensaio da apresentação. Por fim, a última etapa é a própria apresentação.


Se você não cumprir com a segunda fase, isto é, ensaiar, ou seja, treinar bem sua apresentação, acabará ensaiando diante do público, estando sujeito, como consequência, a muitos erros que poderiam ser evitados na fase de ensaio. Apenas ensaiando é que você perceberá se um determinado ponto do assunto que você incluiu na fase de elaboração deve permanecer ou não.


Também, você perceberá se algum assunto não incluso na fase da elaboração ficou de fora e, em virtude da sua importância detectada no ensaio, deverá ser integrado à apresentação. Outro ponto positivo do ensaio é a definição da maneira de como o assunto da apresentação será abordado. Por exemplo, você poderá definir se falará de maneira mais enérgica ou não, bem como onde colocará mais ênfase em sua voz em determinada parte da apresentação.


A outra vantagem do ensaio prévio da apresentação é a que você terá noção do tempo de duração da exposição do assunto. Caso você repassasse o assunto apenas mentalmente não teria a noção precisa de quanto tempo seria necessário para a apresentação.


Por fim, o benefício maior do ensaio é que, quanto mais você praticar, mais natural e fácil a apresentação se tornará. Nessa esteira de pensamento, embora dê um pouco mais de trabalho, ensaiar sua apresentação com antecedência só lhe trará ganhos e garantirá segurança e desenvoltura no momento da exposição e, consequentemente, melhores resultados.


Lembro ainda da frase célebre de Aristóteles que disse: "Nós somos o que repetidamente fazemos. A excelência não é um ato, mas um hábito."


Grande abraço e fique sempre com Deus!

Comments


bottom of page