top of page

QUAIS AS TRÊS PRINCIPAIS CAUSAS DO MEDO DE FALAR EM PÚBLICO?


Hoje, eu irei falar sobre as três principais causas do medo de falar em público! Vamos lá?


Primeiramente, é importante dizer para você que o medo de falar em público é muito comum entre as pessoas. Segundo uma pesquisa do Jornal inglês The Sunday Times, feita para determinar os maiores medos da humanidade, constatou-se que o medo de falar em público foi considerado o maior medo pelas pessoas, maior inclusive que o medo da morte. É fácil constatar isso. Basta você fazer uma pequena pesquisa no seu local de trabalho, por exemplo. Você irá constatar que a maioria das pessoas tem medo e evita falar em público.


Mas qual seria a primeira causa do medo de falar em público? A primeira causa é a FALTA DE CONHECIMENTO do ASSUNTO. Se você não conhece bem o assunto a ser abordado em sua apresentação, isso ocasionará insegurança diante das pessoas e essa, por sua vez, resultará em nervosismo, um dos sinais indicativos do medo. Quando não se conhece o assunto a ser explanado, há chances de você se tornar repetitivo, esqueça de dado importante, troque informações, não saiba dar respostas, entre outros motivos. Portanto, para vencer esse tipo de medo, a receita é se preparar bastante, pesquisando e estruturando a apresentação de maneira que você se sinta seguro e confiante diante dos ouvintes e, consequentemente, conhecendo o assunto na maior profundidade possível.


A segunda causa do medo de falar em público é a FALTA DE AUTOCONHECIMENTO. Quando falo autoconhecimento me refiro essencialmente ao conhecimento consciente dos elementos envolvidos no ato de falar. Nesse sentido, pergunto a você:


Você mantém contato visual efetivo com a plateia?

Você sabe como são suas expressões faciais diante do público?


Elas são condizentes com o que você fala?

Como é sua postura e seus gestos ao falar em público?

Sua fala é organizada?

Ela possui início, meio e fim? e

Como é a sua maneira de falar em público?

É monótona ou dinâmica?


Assim, para você promover o autoconhecimento a partir de hoje, passe a filmar seus ensaios e suas apresentações em público. Com certeza, você obterá um retrato fiel de como se comunica nessas ocasiões, observando seus gestos, expressões faciais, postura, a maneira de falar, além de outros elementos relevantes no processo de comunicação em público.


O terceiro motivo pelo qual as pessoas sentem medo de falar em público é justamente a FALTA DE PRÁTICA OU EXPERIÊNCIA PARA FALAR EM PÚBLICO. Nesse tipo de situação, por exemplo, a pessoa não sabe onde colocar as mãos; não sabe se fala com as mãos nos bolsos ou atrás nas costas; se fala em pé ou sentada e nem como enfrentar plateias hostis ou indiferentes.


Para vencer esse tipo de medo, a receita é simplesmente dar os primeiros passos na fala em público. Afinal, você aprendeu a nadar caindo na água, não foi ficando na terra. Assim, você deverá se desafiar, ou seja, aproveitar as oportunidades que surgirem para falar em público. Se não surgirem e caso você verdadeiramente queira promover seu crescimento nas suas apresentações em público deverá, não apenas aproveitar as oportunidades, contudo, criá-las, começando com apresentações mais simples, como, por exemplo, falando em um almoço em sua casa ou na roda de amigos.


Depois, você poderá aumentar a complexidade das suas apresentações, sempre se desafiando e falando em aniversários, casamentos e até ministrando palestras. Lembre-se, é claro, de se preparar convenientemente para esses momentos, ensaiando com antecedência por diversas vezes o que irá falar nessas ocasiões.


Aristóteles, filósofo grego, disse que "Nós somos o que repetidamente fazemos. A excelência não é um ato, mas um hábito". Portanto, na prática constante você encontrará a excelência! Não deixe para depois, comece agora!


Por outro lado, caso você queira se destacar, por exemplo, na sua atividade profissional, Sócrates, outro filósofo grego, disse: "Fala para que eu possa te ver". Assim, a única maneira de obter o aprimoramento do seu desempenho é falando e falando bem!


Eu não falei, mas o tratamento dessas causas que ocasionam o medo de falar em público depende, exclusivamente, de você e mais ninguém!


Esses são os três motivos principais pelos quais você poderá sentir medo diante da plateia: a falta do conhecimento do assunto, do autoconhecimento e a

da prática ou de experiência para falar em público. Espero que você tenha identificado a causa principal que está dando origem ao seu medo. Será ser falta de conhecimento do assunto, de autoconhecimento ou de prática para falar em público?


Grande abraço e fique sempre com Deus!

Comentários


bottom of page