top of page

QUATRO DICAS SENSACIONAIS PARA FALAR EM PÚBLICO!


Hoje, você aprenderá quatro dicas sensacionais para falar bem em público, mesmo que você esteja iniciando, mas que darão um dinamismo surpreendente em suas apresentações. Claro, isso dependerá da sua dedicação, por meio da prática constante para que a sua performance melhore dia após dia.


Embora falar em público seja um conjunto de várias habilidades, para você ter de imediato um bom desempenho, sugiro que você priorize as habilidades a seguir comentadas, sem deixar, obviamente, de trabalhar as demais posteriormente.


A primeira dica é: MANTENHA CONTATO VISUAL COM A PLATEIA. Essa dica é essencial não apenas na comunicação em público, mas nas relações interpessoais, ou seja, no dia a dia com as pessoas. O contato visual é importante para você prender a atenção dos ouvintes e perceber como as pessoas estão recebendo sua mensagem. Assim, se você observar que a plateia está dispersa, procure fazer algo diferente, como, por exemplo, uma pergunta ou uma dinâmica que proporcione o envolvimento de todos ou simplesmente mude a maneira de falar.


A segunda dica é: VARIE A MANEIRA DE FALAR. A variação da sua fala garantirá que ela não fique monótona. Não é fácil ficar ouvindo uma pessoa que fala sempre do mesmo jeito em público! A variação trará maior dinamismo à sua apresentação, dando um colorido especial à sua voz. Portanto, em alguns momentos procure falar variando o volume de voz, falando mais alto, de forma mediana e até baixinho; em outros, procure variar a velocidade da fala, pronunciando as palavras de maneira rápida (mas com boa dicção), em velocidade intermediária e pausadamente, ou seja, silaba por sílaba.


Procure também ainda fazer pausas. Você poderá fazer pausas antes de falar algo importante, gerando curiosidade e expectativa na plateia. Poderá fazer pausas após ter repassado uma informação, o que dará tempo suficiente para que os ouvintes reflitam e compreendam melhor o que você falou. Resumindo, varie intensamente a sua fala.


A terceira dica é: MANTENHA A POSTURA ERETA. A postura ereta produzirá uma química positiva e ativará em você mais autoconfiança, sensação de domínio e mais segurança ao expor o assunto da apresentação. Só tenha cuidado para demonstrar equilíbrio. Nada de postura arrogante e nem encurvada com o intuito de parecer humilde. Mantendo a postura ereta, certamente, você repassará a imagem de um orador confiante e seguro do que irá falar.


E uma dica importante. Mesmo que você esteja cansado, evite ficar se apoiando em apenas uma das pernas ou em algum objeto, como o púlpito, pois você poderá repassar uma imagem de cansaço para a audiência, o que pode comprometer o interesse dos ouvintes pela sua apresentação.


A quarta dica é: ATENTE PARA SEUS GESTOS. Embora os gestos devam ser sempre naturais na comunicação, a atenção é aqui é apenas para evitar gestos viciados ou obscenos enquanto você fala diante das pessoas. Essa categoria de gestos deve ser excluída do seu repertório de comunicação!


Outro ponto a ser destacado é evitar falar o tempo todo com as mãos nos bolsos ou atrás das costas, visto que isso diminui o poder dos gestos que é complementar e reforçar sua comunicação verbal. Por fim, procure também o equilíbrio ao fazer gestos. Nada de ir aos extremos. Nada de excesso de gestos e tampouco da ausência de gestos, como você bem já sabe.


Dessa forma, mantendo o contato visual com a plateia, variando a maneira de falar, mantendo a postura ereta e atentando para seus gestos, sua apresentação ficará mais dinâmica e você se sentirá mais seguro diante do público.


Grande abraço e fique sempre com Deus!

Comments


bottom of page