top of page

TRÊS QUALIDADES ESSENCIAIS DOS GRANDES ORADORES!


Muitas pessoas desejam falar bem em público. Talvez você seja uma delas. Mas quais seriam as qualidades essenciais para quem quer falar bem em público?


Hoje irei falar sobre três qualidades que considero muito importantes para quem deseja se destacar na comunicação em público. Caso você não as tenha, procure desenvolvê-las o mais rápido possível, para iniciar a caminhada de sucesso em suas apresentações. E qual seria a primeira qualidade tão relevante para o orador?


A PRIMEIRA QUALIDADE DOS GRANDES ORADORES É A AUTOCONFIANÇA – Essa é uma característica muito importante dos bons e excelentes oradores. Antes de qualquer coisa, você precisa demonstrar que confia em si mesmo. Se você não acreditar em si mesmo, como espera que os outros acreditem em você?


Todo aquele que almeja alcançar sucesso, se destacar, seja qual for a área da vida, precisa confiar em seu potencial. Precisa acreditar que obterá o que procura. Se tropeçar na caminhada, observará as lições de sua queda e continuará em busca de seus objetivos.


A pessoa autoconfiante não se abala com críticas ou comentários negativos. Antes, reflete sobre eles, os quais servirão de combustível, mais motivação para vencer. Quando você fala em público, de igual forma, a autoconfiança contribui para repassar credibilidade às pessoas que estão ouvindo você.


Assim, fale sempre com convicção, demonstrando efetivamente que você acredita e que não há dúvida no que diz. Essa atitude fará com que os ouvintes levem muito mais em consideração o que você falar.


Posso dar algumas dicas que contribuirão para uma atitude de autoconfiança ao falar diante do público. Por exemplo, mantenha a postura adequada, ou seja, sempre ereta. Mantenha também contato visual com a plateia, demonstrando que você é uma pessoa segura.


Outra dica importante: adéque seu tom de voz para ser audível por todos no local onde você estiver, falando de maneira que transmita a segurança de quem realmente está certo no que fala e não com um tom de voz de quem esteja com medo ou dúvida.


Outra estratégia é escolher pensamentos que contribuam para o brilho da sua apresentação e afaste toda sorte de pensamentos negativos. Lembre-se de que você não consegue ter dois pensamentos em simultâneo, portanto, atenha-se no que for positivo.


Também treine, pratique bastante com antecedência suas apresentações. Isso garantirá segurança e mais naturalidade ao transmitir a sua mensagem. Enfim, mantenha controle sobre você mesmo e sobre as circunstâncias. Se você acreditar em si mesmo, conseguirá alcançar qualquer coisa que deseja. Portanto, mantenha-se autoconfiante e seus resultados mudarão.


Se mesmo assim não conseguir se sentir autoconfiante, aja como se fosse como tal. Para ajudar você a pensar sobre isso, farei algumas perguntas. Como é a postura de alguém autoconfiante? Será que a pessoa fica com os ombros arqueados? Essa pessoa tem um olhar firme ou não encara as pessoas? Será que sua voz é fraca e hesitante?


No fundo, você sabe como é ser autoconfiante. Assim, basta agir seguindo esse modelo, agindo como se fosse autoconfiante, e você passará a falar com mais confiança, da mesma forma como falam os grandes oradores.


A SEGUNDA QUALIDADE DOS GRANDES ORADORES É A PAIXÃO – Esta qualidade está atrelada a fazer algo que você goste bastante. Quando fazemos algo que adoramos, nosso ser se ilumina, ficamos mais radiantes, pois falamos com alegria e colocamos o tempero do amor naquilo que fazemos.


Também, quando estamos envolvidos pelo assunto não percebemos o tempo passar quando fazemos aquilo que gostamos. Nesse sentido, ao falar em público, procure demonstrar sua paixão pelo assunto da sua abordagem, falando com entusiasmo, energia e emoção.


Quando falamos dessa maneira, nossa fala fica naturalmente mais colorida, ou seja, ela ganha dinamismo e afasta a monotonia. Você talvez me pergunte: "Ah! Mas se eu não gostar do assunto que irei falar?" Nesse caso, a receita é simples: procure no assunto da sua apresentação pontos que lhe motivem a falar com entusiasmo e emoção.


Se você procurar bem ao invés de ficar reclamando do assunto, encontrará esses pontos positivos, devendo explorá-los na maior intensidade possível, colocando a chama do entusiasmo em suas apresentações. Use sua criatividade e fale com paixão!


E a terceira qualidade, qual será?


A TERCEIRA QUALIDADE DOS GRANDES ORADORES É O CONHECIMENTO DO ASSUNTO - Uma das causas do medo de falar em público é justamente a falta de conhecimento do assunto, simplesmente porque resulta em insegurança e esta, por consequência, ocasionará o medo.


Quanto mais você conhecer sobre o assunto que falará, mais seguro se sentirá e maior será sua credibilidade junto ao público. Embora conhecer um assunto com maior profundidade resulte em trabalho, esforço e dedicação, com certeza você será recompensado em sua trajetória.


Abordagens superficiais podem até fazer a diferença em alguns momentos, contudo, sempre saiba mais que previu para falar. Sempre demonstre que tem conteúdo. O conhecimento, principalmente aquele especializado em determinado tema, dependendo da sua dedicação, tornará você numa autoridade sobre o assunto e requisitado para palestras e outros eventos.


Assim, aprenda o máximo que puder sobre o assunto que irá expor. Mais ainda. Seja um especialista em sua área profissional e continue se preparando cada vez mais. Com certeza, você colherá grandes benefícios dessa atitude. Portanto, não fique na média, aprofunde-se e torne-se, cada vez mais, um profissional que seja referência na sua área de atuação!


Grande abraço e fique sempre com Deus!

Comentários


bottom of page