top of page

VOCÊ FRACASSOU, E AGORA?


Muitas pessoas ficam paralisadas diante de um fracasso, ou seja, da falta de êxito, de sucesso em determinada área da vida. Quando se refere a falar em público, ouvi casos de pessoas que chegaram a desistir da faculdade porque não conseguiam fazer apresentações diante dos colegas na sala de aula por causa de situações que lhes ocorreram no passado. Hoje, você irá conhecer uma estratégia muito eficaz para enfrentar situações “de fracasso”.


Uma das pressuposições da Programação Neurolinguística, mais conhecida como PNL, é que “não existe fracasso, mas apenas feedback e resultados”. Antes de comentá-la, é importante destacar que a PNL considera pressuposição como sendo um princípio, uma regra ou crença que deverá ser considerada como verdadeira. Então, o primeiro passo na presente abordagem, para que ela tenha efeito eficaz, é que você deverá acreditar e agir como se a pressuposição fosse verdadeira.


A frase “não existe fracasso, mas apenas feedback e resultados” para ser vista sob outra perspectiva, deverá ser encarada por você como sendo uma afirmação verdadeira. Você vai entender melhor com os comentários a seguir.


Imagine o seguinte exemplo. Você vai fazer uma apresentação em público. Suponha que você seja uma pessoa que possui desenvoltura e se expressa naturalmente diante das pessoas. Também não tem nenhum receio de falar em público. No entanto, em determinado momento da apresentação, por distração, você tropeça no cabo do microfone e acaba caindo diante das pessoas. Você fica envergonhado, sem saber o que fazer e encerra a apresentação.


Porém, a partir desse dia, você simplesmente trava e não mais consegue realizar apresentações em público, sempre pensando no resultado que obteve naquela apresentação, a qual você considerou um verdadeiro fracasso!


Qual seria a mudança de perspectiva? Na realidade existem duas maneiras de apreciar a situação. A primeira delas é considerar a sua apresentação realmente como um fracasso! E essa é uma opção adotada pela maioria das pessoas. Nesse caso, a visão que você tem da situação faz com que você evite futuras situações de exposição em público, talvez, pelo resto da sua vida, com o receio de que algo errado possa ocorrer novamente!


Com esse tipo de pensamento, que considero extremamente negativo, não é difícil perceber que você simplesmente poderá enterrar o desenvolvimento da sua vida profissional, principalmente se, em seu local de trabalho, houver necessidade constante de você falar em público.


Todos nós sabemos que quem se comunica bem em público tem mais chances de obter melhores posições de destaque, seja em entidades públicas ou privadas. Assim, mantendo esse tipo de perspectiva da situação que lhe ocorreu, você poderá ficar paralisado no tempo no que se refere ao aspecto profissional, pela simples razão de considerar o fato ocorrido pelo aspecto negativo, ou seja, considerando-o como um fracasso.


A segunda perspectiva é considerar que não houve fracasso, mas que a apresentação citada foi apenas um resultado, um feedback, um retorno, embora não fosse o que você havia planejado. Contudo, foi apenas um resultado.


Nessa nova visão das coisas, você avaliará a situação e verificará o que precisa ser consertado para evitar a repetição do mesmo resultado em situações futuras. No entanto, não ficará abalado pelo resultado e este não impedirá você de continuar trilhando a sua vida em busca do seu propósito maior, seja na área pessoal ou profissional. Uma das mudanças substanciais será observar o fio do microfone para não mais levar outro tombo.


Como você percebeu, a primeira percepção da situação deixa você preso ao que você considerou um resultado negativo, impedindo-lhe de progredir profissional e até mesmo pessoalmente. Ou seja, uma visão limitante e emocionalmente negativa. Lembre-se de que desistir sempre é o caminho mais fácil.


A segunda perspectiva, quando você considera que “não existe fracasso, mas apenas resultados e feedback”, conduz você para mais possibilidades e com certeza para o sucesso em sua vida profissional e pessoal. Emocionalmente você também estará bem melhor se considerar que a situação não foi um fracasso.


Além disso, você certamente aprenderá com as situações que não lhe foram favoráveis no passado e até no presente, tomando as devidas precauções para que não se repitam em situações futuras.


Grande abraço e fique sempre com Deus!


Comentários


bottom of page