top of page

VOCÊ SABE DAR ÊNFASES QUANDO FALA EM PÚBLICO?


Você já parou para perceber se a sua maneira de falar em público é monótona, como foi no exemplo dado no vídeo?


Se você se expressa sempre dessa forma, além da fala monótona e desinteressante, você não está dando ênfases, ou seja, não está destacando as palavras que considera importantes como deveria para chamar a atenção do público.


Fazer ênfases também é muito importante, porque você transmitirá a ideia de que você está entusiasmado, um dos requisitos essenciais para falar em público, ajudando bastante na conquista dos ouvintes. Além disso, o destaque mostra para a plateia que aquele trecho enfatizado tem importância e por essa razão você o salientou em relação aos demais.


Neste artigo, você irá aprender duas técnicas que lhe ajudarão a falar dando ênfase nas palavras que você deseja destacar na sua comunicação. Elas contribuirão para que sua fala tenha mais brilho diante dos ouvintes e, de fato, prenderão mais a atenção do público.


Antes de falar especificamente sobre o assunto, quero mencionar que você poderá treinar essas técnicas no seu dia a dia por meio das interações com as pessoas em sua família, no trabalho e em outros ambientes. Agindo dessa maneira, ou seja, praticando a repetição das técnicas, facilitará a sua interiorização. Como consequência, elas fluirão com maior naturalidade quando você estiver falando em público.


A PRIMEIRA TÉCNICA CONSISTE EM USAR O VOLUME DA SUA VOZ – Naturalmente, quando quer chamar a atenção de outras pessoas, certamente que você coloca mais volume em sua voz, falando mais alto. Se você tem filho pequeno e ele estiver prestes a enviar o dedo na tomada da rede elétrica de sua casa, com certeza você não falará de forma suave a frase seguinte: “Saia já daí, meu filho! Agora!".


Nesses momentos, você impõe sua autoridade de pai ou mãe e fala com um vozeirão! Às vezes até grita! Em outras, perde até o controle emocional. Então, como seria dita a frase “Hoje, eu quero falar sobre um assunto muito importante para você!”, se você desejasse enfatizar a palavra importante?


Você falaria aumentando o volume de voz ao pronunciar a palavra "importante" para destacá-la do restante da frase. Agindo dessa forma, a palavra enfatizada se sobressairá e o público perceberá, inconscientemente, a sua relevância, simplesmente pelo uso da ênfase.


Embora seja menos usual, você pode fazer o inverso, falando com menos volume de voz, mais suavemente a palavra "importante", e ressaltando em volume mediano as demais palavras da frase.


A SEGUNDA TÉCNICA CONSISTE EM USAR A VELOCIDADE DA SUA FALA – Nesse caso, o poder de ênfase ganha maior peso quando você pronuncia a palavra ou frase de maneira bem devagar, pausadamente, isto é, sílaba por sílaba.


Novamente, pegando como exemplo a frase anterior, como seria se você quisesse dar ênfase na palavra “importante”, utilizando essa técnica? Você falaria a referida palavra, dividindo-a por sílaba de bem devagar, diferenciando-a das demais (im----por---tan----te). Percebeu que a palavra se sobressai das demais quando você fala dessa maneira também?


Você poderá combinar o uso das duas técnicas aqui comentadas. Como eu disse antes, a prática constante e a repetição é que levarão o aperfeiçoamento das técnicas. Por isso, comece logo a usá-las no seu dia. Quanto mais repetir, mais excelente você ficará!


Grande abraço e fique sempre com Deus!


Comments


bottom of page